terça-feira, 24 de maio de 2011

UMA BATALHA CONTRA O CÂNCER.


Eu não poderia deixar de postar essa informação que é tão importante e que muitas mulheres, assim como eu, não gostam nem de ouvir e nem de ler nada sobre esse assunto.
Você é assim? Pois é, eu descobri a 3 meses que tenho câncer de útero e entrei nessa briga feia. Nunca achei que teria câncer na minha vida por que minha genética é muito favorável, ninguém na minha família tem esse histórico. Como eu confiava nisto...
Fui fazer um preventivo e estava lá o HPV. Uma lesão,o médico disse que está tudo no início e eu e minha família, estamos muito confiantes. Daqui a 2 semanas vou retirar o útero e creio que será somente isso.
Manterei vcs informadas. Ok!
Confesso que é um tempo muito difícil, a cabeça viaja, na hora de dormir? Meu Deus! Que loucura! Mas, Deus vai suprindo cada dia com o seu amor e é assim, matando um leão por dia que vou vencer essa luta.













COLO DO ÚTERO

O câncer do colo do útero, também chamado de cervical, demora muitos anos para se desenvolver. As alterações das células que podem desencadear o câncer são descobertas facilmente no exame preventivo (conhecido também como Papanicolaou), por isso é importante a sua realização periódica. A principal alteração que pode levar a esse tipo de câncer é a infecção pelo papilomavírus humano, o HPV, com alguns subtipos de alto risco e relacionados a tumores malignos.

É o segundo tumor mais frequente na população feminina, atrás apenas do câncer de mama, e a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil. Por ano, faz 4.800 vítimas fatais e apresenta 18.430 novos casos. Prova de que o país avançou na sua capacidade de realizar diagnóstico precoce é que na década de 1990, 70% dos casos diagnosticados eram da doença invasiva. Ou seja: o estágio mais agressivo da doença. Atualmente 44% dos casos são de lesão precursora do câncer, chamada in situ. Esse tipo de lesão é localizada. Mulheres diagnosticadas precocemente, se tratadas adequadamente, têm praticamente 100% de chance de cura.

Estimativas de novos casos: 18.430 (2010)

Número de mortes: 4.812 (2008)

Detecção Precoce

Existe uma fase pré-clínica (sem sintomas) do câncer do colo do útero, em que a detecção de lesões precursoras (que antecedem o aparecimento da doença) pode ser feita através do exame preventivo (Papanicolaou). Quando diagnosticado na fase inicial, as chances de cura do câncer cervical são de 100%. Conforme a evolução da doença, aparecem sintomas como sangramento vaginal, corrimento e dor.

Exame Preventivo

O exame preventivo do câncer do colo do útero (Papanicolaou) é a principal estratégia para detectar lesões precursoras e fazer o diagnóstico da doença. O exame pode ser feito em postos ou unidades de saúde da rede pública que tenham profissionais capacitados. É fundamental que os serviços de saúde orientem sobre o que é e qual a importância do exame preventivo, pois sua realização periódica permite reduzir a mortalidade por câncer do colo do útero.

O exame preventivo é indolor, simples e rápido. Pode, no máximo, causar um pequeno desconforto que diminui se a mulher conseguir relaxar e se o exame for realizado com boa técnica e de forma delicada.

Para garantir um resultado correto, a mulher não deve ter relações sexuais (mesmo com camisinha) nos dois dias anteriores ao exame; evitar também o uso de duchas, medicamentos vaginais e anticoncepcionais locais nas 48 horas anteriores à realização do exame. É importante também que não esteja menstruada, porque a presença de sangue pode alterar o resultado.

Mulheres grávidas também podem se submeter ao exame, sem prejuízo para sua saúde ou a do bebê.

Como é feito o exame

· para a coleta do material, é introduzido um instrumento chamado espéculo na vagina (conhecido popularmente como “bico de pato”, devido ao seu formato);
· o médico faz a inspeção visual do interior da vagina e do colo do útero;
· a seguir, o profissional promove a escamação da superfície externa e interna do colo do útero com uma espátula de madeira e uma escovinha;
· as células colhidas são colocadas numa lâmina para análise em laboratório especializado em citopatologia.


Quem deve fazer e quando fazer o exame preventivo
Toda mulher que tem ou já teve vida sexual deve submeter-se ao exame preventivo periódico, especialmente as que têm entre 25 e 59 anos. Inicialmente, o exame deve ser feito anualmente. Após dois exames seguidos (com um intervalo de um ano) apresentarem resultado normal, o preventivo pode passar a ser feito a cada três anos.

O que fazer após o exame?
A mulher deve retornar ao local onde foi realizado o exame (ambulatório, posto ou centro de saúde) na data marcada para saber o resultado e receber instruções. Tão importante quanto realizar o exame é buscar o resultado e apresentá-lo ao médico.


Resultado
Se o seu exame acusou:
• Negativo para câncer: se esse for o seu primeiro resultado negativo, você deverá fazer novo exame preventivo daqui a um ano. Se você já tem um resultado negativo no ano anterior, deverá fazer o próximo exame preventivo daqui a três anos;
• Alteração (NIC I): repita o exame daqui a seis meses;
• outras alterações (NIC II e NIC III): o médico decidirá a melhor conduta. Você vai precisar fazer outros exames, como a colposcopia;
• infecção pelo HPV: você deverá repetir o exame daqui a seis meses;
• amostra insatisfatória: a quantidade de material não deu para fazer o exame. Você deve repetir o exame logo que for possível.

Independente desses resultados, você pode ter alguma outra infecção que será tratada. Siga o tratamento corretamente. Muitas vezes é preciso que o seu parceiro também receba tratamento. Nesses casos, é bom que ele vá ao serviço de saúde receber as orientações diretamente dos profissionais de saúde.

Vacinação
Está em estudo no Ministério da Saúde o uso de vacina contra o HPV pelo Sistema Único de Saúde (SUS). As duas vacinas aprovadas para comercialização no Brasil protegem contra dois ou quatro subtipos do vírus: o 6 e o 11 (presentes em 90% dos casos de verrugas genitais) e o 16 e 18 (de alto risco para o câncer do colo o útero (presentes em 90% dos casos de câncer de colo uterino).

É importante enfatizar que as vacinas não protegem contra todos os subtipos do HPV. Sendo assim, o exame preventivo deve continuar a ser feito mesmo em mulheres vacinadas.


Fonte: http://www2.inca.gov.br

quinta-feira, 12 de maio de 2011

higienização correta dos vegetais

higienização correta dos vegetais

FOTO FERNANDO GARDINALI

Limpeza correta
As verduras devem ser bem-lavadas, passando-se os dedos por toda a casca para retirar terra, pedaços machucados da folha e larvas. Depois, deixe de molho em uma solução desinfetante por 30 minutos. A seguir, lave novamente em água corrente e consuma sem qualquer receio.

Para os legumes, o procedimento é o mesmo. Se for ingeri-los com a casca, é importante esfregar com uma bucha própria sobre toda a extensão, para eliminar a camada esbranquiçada de agrotóxico. Daí, é só colocar de molho em solução e consumir.

As frutas precisam ser limpas da mesma forma. “A maçã ou a pêra devem ser lavadas com uma esponja, já que é consumida com a casca. É importante esfregar para que a quantidade de agrotóxico ingerida diminua”, alerta. Para as uvas, o cuidado é maior: “é preciso lavar uma a uma, sem arrancá- las do galhinho. Alguns cachos são bem fechados e pode ter teia de aranha no meio, então, apenas água e deixar em solução não resolve”.

PARA CADA TIPO DE HIGIENIZAÇÃO
Frutas, saladas ou legumes e verduras cozidos, antes de irem para a mesa, precisam ter a garantia de que estão livres de bactérias e larvas. Para ter esta certeza, a nutricionista Marisa Coutinho indica alguns preparados que desinfetam os alimentos crus depois de lavados em água corrente e dão a segurança que a sua família merece.

SOLUÇÃO DE VINAGRE
A receita diz que é preciso colocar duas colheres de sopa de vinagre para cada litro de água. Daí, é só deixar as verduras e as frutas mergulhadas neste preparado por 30 minutos. Se existirem larvas vivas, o vinagre não vai matá-las, mas faz com que se soltem das folhas. Então, é preciso passar novamente em água corrente para eliminá-las da salada.

SOLUÇÃO DE ÁGUA SANITÁRIA
Também chamada de solução clorada ou de hipoclorito de sódio, é só colocar uma colher de sopa para um litro de água e deixar os alimentos por 15 minutos para eliminar larvas e bactérias. Depois, é lavar em água corrente. Para quem ainda fica com receio do cheiro do produto de limpeza, é só colocar os vegetais em uma solução de vinagre.

SOLUÇÃO COM HIDROSTERIL
Vendido em supermercados, farmácias e até feiras livres, é um preparado com hipoclorito de sódio e permanganato de potássio estabilizados que ajuda a higienizar os alimentos, eliminando larvas e bactérias. E o recomendado é colocar duas gotas do produto em meio litro de água e deixar por 15 minutos. Em seguida, é preciso lavar os alimentos em água corrente.

Fonte: http://revistavivasaude.uol.com.br

A dieta da princesa Kate Middleton

A dieta que fez Kate Middleton emagrecer para o casamento com príncipe William

FRANGO COM CREME

Hoje resolvi postar uma receitinha ma-ra-vi-lho-sa! Fiz semana passada e vou fazer amanhã, ai meu Deus só de pensar já me dá água na boca! Não perca tempo faça hoje mesmo. Depois me conta o que achou da receita tá bem?

Frango com creme de leite e requeijão

· 1 kg de peito de frango (cortado em filés finos)

· 2 pacotes de sopa de cebola (ou creme de cebola) 136 g

· 1 vidro grande de leite de coco (500 ml)

· 1 copo de requeijão cremoso (250 g)

· 1/2 xícara (chá) de vinho branco

· 2 caixinhas de creme de leite (400g)

· 2 pimentas dedo de moça sem sementes picadas

· 2 colheres (sopa) de mostarda clara

· pimenta do reino moída a gosto

· cebolinha picada a gosto

1 - Tempere 1 kg de peito de frango (cortado em filés finos) com 2 pacotes de sopa de cebola (ou creme de cebola) e coloque em um refratário untado com azeite.

2 - Em uma tigela misture 1 vidro grande de leite de coco, 1 copo de requeijão cremoso, 1/2 xícara (chá) de vinho branco e 2 caixinhas de creme de leite. Tempere com 2 pimentas dedo de moça sem sementes picadas, 2 colheres (sopa) de mostarda clara e pimenta do reino moída a gosto. Despeje sobre os filés de frango.

3 - Leve ao forno a 250º C por 25 minutos. Retire do forno, salpique cebolinha picada a gosto e sirva em seguida

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Como disfarçar olheiras



Existe no mercado corretivos coloridos, que disfarçam cada tipo de olheira. Por isso a importância de saber qual o seu tipo de olheira, para usar a cor correta. Os tipos mais comuns – e mais necessários! – são:

§ Corretivo amarelo: Feito para encobrir as manchas mais roxas, características das olheiras mistas.

§ Corretivo verde: Para encobrir as olheiras mais avermelhadas e também perfeita para encobrir manchas vermelhas, como as espinhas.

§ Corretivo lilás: Ideal para olheiras amarronzadas, como as genéticas.

Usando corretamente o corretivo

Nem todo corretivo é apropriado para encobrir as olheiras. Os corretivos coloridos devem ser líquidos ou muito cremosos, pois é necessário apenas uma leve camada. Por cima deles, passe um corretivo também líquido ou cremoso, evitando os mais secos, para nivelar a cor da sua pele. Após, passe uma fina camada de pó, para que o look nao fique muito falso nem muito pesado.

Gorro Ana continuação


Gorro Ana





Boina Lilás

Cachecol desfiado

Idéias tentadoras vc não acha?



Cachecol infantil

cachecol infantil. Lindos!

Conjunto infantil de Crochê

cores lindas! Muito bom gosto!

Sapatinhos de crochê



Genteeeee! Alguém tem receita????

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Toucas infantis 2

Por favor, help! Se alguém tem a receita dessas touquinhas, me passem. Quero muito fazer.



Toucas infantis 1






Mais toucas.

Toucas Infantis






Algumas toucas infantis. Não tenho o esquema.