quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Vigilantes do peso


Muita gente já deve ter lido ou ouvido falar sobre o Vigilantes do Peso. Pra quem não conhece, é um grupo que foi criado pra ajudar pessoas a emagrecer. São realizadas reuniões semanais, onde os sócios se pesam, trocam informações e experiências para ajudar a manter o foco na dieta. 
Acontece que o VP está com um novo sistema que começaram esse ano chamado ProPontos. Essa nova unidade de contagem não leva em consideração a contagem de calorias, mas sim a forma como os alimentos são assimilados pelo nosso organismo. Agora são os carboidratos, proteínas, gorduras totais e fibras que vão determinar os ProPontos de um alimento. Segundo a pesquisa do grupo, quanto mais proteínas e/ou fibras tem uma alimento, mais esforço é exigido do nosso corpo para serem absorvidos, enquanto quanto maiores quantidades de carboidratos e/ou gorduras totais não exigem tanto esforço, queimando menos calorias para serem assimilados.

Além disso, no novo programa (que já está em vigor há um ano nos Estados Unidos e Reino Unido), a maioria das frutas e legumes são zero ProPontos e em qualquer quantidade! Nós podemos comer durante as refeições principais ou mesmo nos lanches, acompanhados ou não de outro alimento. Mas não podemos abusar. Lembre-se que, mesmo assim, contém calorias. Eles nos aconselham comer até nos sentirmos saciados e não o tempo todo por ser “grátis”. A intenção é fazer comermos mais alimentos naturais que nos prolongam a sensação de saciedade (nomeados de Alimentos Plenos).

Além de uma lista de alimentos com respectivos ProPontos, recebi uma Calculadora Manualpara ajudar a calcular os ProPontos dos alimentos industrializados (eles irão vender uma versão eletrônica, onde além de calcular, poderemos registrar o nosso diário de ProPontos consumidos. Recebi também várias idéias de cardápios com os ProPontos já calculados, informativos de como estabilizar e mantermos nosso peso após atingirmos nossa meta.

Como o sistema funciona: mandamos um e-mail para a orientadora, com a nossa altura, peso atual, idade e sexo e ela nos manda a nossa cota diária de ProPontos. (Quem frequenta as reuniões, recebe a cota no primeiro dia). Além da cota diária, todos têm 49 ProPontos Extras Semanais pra gastar como quiser: divide durante os 7 dias ou gasta tudo de uma vez em um restaurante, festa, etc. Ou melhor: não gasta e acelera mais ainda o seu emagrecimento. Além disso, praticando exercícios, poderemos ganhar ProPontos Ativos pra gastar (se quiser!) no dia em eles forem realizados, de acordo com a intensidade e duração do exercício (recebemos uma tabela pra sabermos quanto ganhamos).

Alguns detalhes que considero importantes: 
  1. Eles consideram saudável perder até 1 kg por semana. Mas que isso é considerado fora do normal, com exceção das 3 primeiras semanas, onde normalmente o corpo tende a perder líquido que porventura estaria retido pelo corpo. 
  2. Consuma sua cota diária inteira. Se não quiser usar os extras semanais e nem os ativos, tudo bem. E lembre-se: os ProPontos extras semanais não são cumulativos. Eles são reiniciados no início da semana (no caso o dia que você começou a dieta. Se você começou em uma terça-feira, todas as terças será o início da sua semana), assim como os ProPontos Ativos. 
  3. Celíacos, mulheres amamentando e vegetarianos podem fazer. No kit recebemos informativos pra caso estejamos nessas situações. 
  4. Adolescentes devem apresentar autorização médica pra participar das reuniões.